Televisão | America's Next Top Model


Não sou propriamente uma pessoa muito ligada ao tema moda. Não tenho por hábito seguir tendências, ver desfiles nem mesmo conhecer os modelos. No entanto, sempre que posso lá estou eu sentada no sofá - ou deitada na cama - a ver o America's Next Top Model

Não sei ao certo quando vi este concurso pela primeira vez, mas a verdade é que chamou a minha atenção, especialmente por dois motivos: assistir a competição entre candidatas (actualmente entre candidatas e candidatos - é um ciclo misto) e assistir à transformação dos mesmos. Neste último aspecto englobo o facto de se observar a evolução pessoal de cada concorrente a nível de desfile, fotografia (entre outros), mas também à transformação física. Quando mais nova pensava que todos os modelos eram lindos e não precisavam de maquilhagem ou que as suas fotografias sofressem alterações. Pensamento errado! Chego mesmo, em alguns casos, a ficar estupefacta com tamanha transformação que a maquilhagem lhes proporciona (porque aquando das avaliações, normalmente, as mulheres apresentam-se sem maquilhagem - algumas, nem todas, vá). 

É por essas duas razões que vejo o programa que passa na  SIC Mulher sempre que posso. Não sigo um ciclo - concurso - à risca, mas gosto de ir vendo. Claro que não consigo começar a ver um novo ciclo sem saber quem venceu (vou sempre ao google pesquisar), porque gosto de me focar naquela pessoa e ver o que ela deu a mais que os outros. 

Para quem ainda não conhece aconselho a ver um ou dois episódios e a formalizar a sua opinião. É um concurso que conta já com vinte e um ciclos tendo sido os últimos dois, mistos. Criado e apresentado pela modelo Tyra Banks, desenrola-se à volta dos candidatos num período de cerca de três meses onde todas as semanas são postos à prova - através de desfiles, fotografias, vídeos, e avaliados pelo júri. Quem, nessa avaliação, reunir o menor número de pontos é eliminado, podendo, em certa altura, voltar à competição. Ganha o ciclo aquela ou aquele que se mantenha em competição até ao último desfile e após avaliação de todo o desempenho decorrido desde o início. Claro que além de ser uma rampa de lançamento tem outros prémios fantásticos que vão sendo ganhos à medida que a competição avança. O America's Next Top Model é um concurso que se vê bastante bem, mesmo para aqueles que não são de todos apaixonados pelo mundo da moda. 

6 comentários:

  1. Eu gosto muito! Como sou fã de moda e fotografia é muito bom, apesar de haver alguns dramas desnecessários que todos os concursos têm :) E é um óptimo programa para épocas de exames, por exemplo!

    ResponderEliminar
  2. Eu também adoro ver!

    P. S. Sabes que a Marijana esta morta certo? Fiquei em choque assim que soube!

    ResponderEliminar
  3. Eu gosto de ver, mas não acompanho religiosamente.

    ResponderEliminar
  4. Eu via tanto isso nas primeiras temporadas! Mas depois deixei de ver :)

    ResponderEliminar
  5. Confesso que já acompanho este programa há uns largos anos. Comecei por fazer uma maratona a ver as temporadas iniciais e quando consegui ficar a par a tempo real, tenho acompanhado todas as semanas. Sinceramente o que mais gosto de ver é mesmo a mudança de visual e depois a questão de saber quem tem a "foto da semana". Apesar de ter achado piada à ideia de uma competição mista, se analisarmos bem, não é nada justo. Deviam fazer dois programas diferentes :)

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar